Bom dia amigos, hoje vamos falar de um problema que, para muitos é muito sério, meche com a vaidade tanto masculina como feminina, que é alopecia, mais o que é isso?
alopecia é a redução total ou parcial de uma determinada área do cabelo ou pele, sendo ela progressiva, de resolução espontânea ou através de tratamento. É complicado conviver com isso, ver o travesseiro ou o ralo do banheiro cheio de cabelo, sentir a diminuição rápida de cabelo, a alopecia é mais comum no sexo masculino, o que não quer dizer o as mulheres também não possa passar por esse problema, é que existem vários tipos de alopecia, vamos conhecer cada um delas.
· Alopecia congênita: ligada a fatores hereditários, total ou parcial ausência de cabelo em determinadas áreas.
· Alopecia Traumática: que tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo.
· Alopecia Neurótica: também chamada de tricotilomania, onde o indivíduo "arranca" mechas de cabelos conscientemente ou não.
· Alopecia Secundária: que aparece após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções, medicamentos como a quimioterapia.
· Alopecia Seborréica: a dermatite seborrêica do couro cabeludo é um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema. Contudo, é uma doença que raramente determina uma redução significativa dos cabelos.
· Alopecia Eflúvio: também chamada de deflúvio, é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres. Consiste na quebra harmoniosa do ciclo de vida capilar, tendo várias causas. Normalmente, responde bem aos tratamentos médicos.
· Alopecia Androgenético: é a causa mais frequente de alopecia entre homens, mas também afeta mulheres. Começa a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus. Como o próprio nome diz, é uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona.
· Alopecia Emocional: relacionada especialmente a fatores emocionais, a alopecia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pêlos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pêlos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses. Em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal).
· Alopecia Bioquimica: pessoas alérgicas a glutem do trigo e a lactose ou caseina do leite de vaca são os mais propensos a terem calvície. Essa condição de alergia se manifesta em outros sintomas, porém pouco relacionada a isso.
Para resolver esse problema o primeiro passo é saber a causa, existem varias modalidades médicas que auxiliam na cura da alopecia, antes de tomar qualquer providencia, consulte seu medico e ele orientará.
Você gostou do nosso assunto de hoje? dê sua sujestão que eu posto no site, escreva para landsoncabelos@live.com, estou aguardando sua participação, grande abraço.